Em Cartaz

Exposição Amazônia

Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal

A designer Désirée Sessegolo apresentou, no Museu Municipal de CuritibaMuMA (Portão Cultural), a exposição intitulada Amazônia, que propõe um mergulho no universo da arte em vidro. A instalação principal será composta por centenas de folhas de vidro celular em diversos formatos e cores, apresentadas sobre carvão com o objetivo de chamar a atenção para o problema das queimadas na Floresta Amazônica.

Durante a abertura da exposição, uma das obras será fragmentada e passará a existir apenas em meio digital na galeria de NFTsNon-Fungible Token, no Marketplace OpenSea. Os fragmentos da obra quebrada serão retrabalhados para a criação de uma nova peça que substituirá a primeira.

A exposição oferece obras inovadoras e impressionantes, cada uma revelando detalhes surpreendentes da técnica em vidro da artista. É uma oportunidade única para o visitante se conectar com a arte e a inovação de forma intensa e profunda.

A curadora Edilene Guzzoni destaca que a exposição tem como intuito proporcionar ao visitante uma imersão na dimensão ética da liberdade de criação artística e poética de Désirée Sessegolo, que lamenta a destruição da floresta amazônica e defende as culturas e terras.

Em sua mostra individual, Amazônia, a artista apresenta obras inéditas que moldam e transformam o vidro em uma obra de arte única, refletindo a diversidade e a riqueza da floresta brasileira. Désirée Sessegolo tem 15 anos de experiência em arte em vidro e suas folhas de vidro celular já foram exibidas em esculturas, instalações, vitrais e painéis em diversas partes do mundo.

Exposição Amazônia

9 de março à 28 de maio 2023

MUMA – Museu Municipal de Arte de Curitiba
Av. República Argentina, 3034, Curitiba – Paraná
Visitação de terça à domingo das 10 às 19 horas.
Galeria de NFT Esculturas Amazônia
Projeto reaizado com recursos do programa de apoio e incentivo à Cultura
Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal.

Biografia

A obra da designer participou de exposições em diversas partes do mundo, sendo reconhecida pela inovação no trato com o vidro por meio de uma técnica capaz de transformar a superfície lisa e homogênea do vidro em formas orgânicas repletas de cores, transparências, texturas e vazios.
close-link

Exposições

A artista participou de mais de 50 Exposições Individuais e Coletivas no Brasil e em várias partes do mundo, sendo que os vidros restantes da produção artística são totalmente reutilizados no desenvolvimento de fusões surrealistas, aplicadas em acessórios de moda que são verdadeiras esculturas de uso pessoal.
close-link

Prêmios

Com várias indicações à premiações  desde 2008 e tendo sido premiada por três vezes, a artista usa uma técnica desenvolvia por si mesma para produzir peças com texturas inusitadas, rara beleza e espaços negativos em formas orgâncias em vidro.
close-link